china cameras

Exemplo de câmera inteligente em ação na China. Graças aos seus algoritmos, essas câmeras são capazes de analisar com profundidade e reconhecer em tempo real os objetos da imagem.            Foto: Quartz

Os dias dos olhos humanos supervisionando linhas de produção e zelando pela segurança, quantidade e qualidade de produtos estão contados.

Estão contados também os dias de atuação das câmeras tradicionais, aquelas que captam as imagens e nos auxiliam no controle remoto de estoques, de embalagens e na fiscalização de lugares e pessoas.

Ambos darão (de fato, já estão dando) lugar às câmeras inteligentes – máquinas capazes não só de captar diversas imagens como as câmeras tradicionais, como também de analisá-las com a complexidade do cérebro humano graças aos avanços da inteligência artificial.

Câmeras inteligentes reúnem o melhor dos dois mundos: captam imagens objetivas como fazem as câmeras tradicionais e são capazes de analisá-las com a profundidade de um analista humano.

Dessa forma, problemas complexos podem ser analisados e resolvidos em tempo real sem a necessidade de um operador humano. E o que é melhor: diferentemente da mão-de-obra humana, as câmeras inteligentes não estão sujeitas ao cansaço mental, ao sono e a distrações; e, em oposição às câmeras tradicionais que apenas captam imagens e solucionam problemas simples (como leitura de código de barras), câmeras inteligentes podem obter dados mais complexos e tomar decisões a partir das imagens captadas.


Como funciona uma câmera inteligente

Uma câmera inteligente é composta por partes que replicam o sistema visual humano: a câmera (2, na imagem a seguir) atua como um olho, capturando imagens; o microcomputador e o software de inteligência artificial (respectivamente 3 e 4 na imagem a seguir) replicam as nossas redes de neurônios do cérebro, processando e analisando, graças a um algoritmo próprio, as imagens captadas.

A MVISIA é especialista no desenvolvimento e aplicação de câmeras inteligentes personalizadas para os mais diversos tipos de negócio. A imagem abaixo detalha o funcionamento de um dos nossos sistemas de câmeras.

cameras esos

Câmera inteligente ESOS desenvolvida pela MVISIA


Aplicações de uma câmera inteligente

Graças à flexibilidade proporcionada pelo desenvolvimento de algoritmos próprios, câmeras inteligentes podem ser personalizadas para o uso em todos os tipos de negócio.

Elas podem, por exemplo, atuar na seleção detalhada e automática de mudas e produtos agrícolas para o agronegócio, reduzindo as taxas de erro e os custos com mão-de-obra humana.

Outra aplicação comum é no varejo: câmeras inteligentes podem analisar em tempo real necessidades e condições de estoque em lojas e supermercados. Elas podem ainda ser aplicadas no setor industrial, na área da saúde e na segurança.

Essa vasta gama de possibilidades de aplicação – aliada aos custos acessíveis e maior eficiência – tem feito as câmeras inteligentes ganharem o mercado ao redor do mundo. Basta um par de olhos comum para ver que o futuro pertence, de fato, a elas.


Quer saber como uma câmera inteligente impactaria o seu negócio?

Acesse o nosso site (http://mvisia.com.br/index.html) e entre em contato conosco para conhecer nossas soluções e projetos personalizáveis para a sua empresa!

Escrito por MVISIA

A MVisia desenvolve máquinas e sistemas baseados em visão computacional e inteligência artificial para qualificação de produtos agrícolas.